FIQUE ATENDA AOS SINAIS!

O Outubro Rosa é um movimento internacional de conscientização sobre o câncer de mama, que alerta para a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O Câncer de mama O câncer de mama é o tipo que mais acomete mulheres em todo o mundo, tanto em países em desenvolvimento quanto em países desenvolvidos.
Para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.
O câncer de mama também ocupa a primeira posição em mortalidade por câncer entre as mulheres no Brasil.
Os principais sinais e sintomas suspeitos de câncer de mama são:
caroço (nódulo), geralmente endurecido, fixo e indolor;
pele da mama avermelhada ou parecida com casca de laranja,
alterações no bico do peito (mamilo) e saída espontânea de líquido de um dos mamilos.
Também podem aparecer pequenos nódulos no pescoço ou na região embaixo dos braços (axilas).
Fatores de risco
Não há uma causa única para o câncer de mama. Diversos fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença entre as mulheres, como: envelhecimento, determinantes relacionados à vida reprodutiva da mulher, histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e fatores genéticos.
Prevenção
De acordo com o Ministério da Saúde, a prevenção primária consiste em reduzir os fatores de risco e promover os fatores de proteção.
Os cuidados mais importantes são manter o peso corporal saudável, ser fisicamente ativa. Evitar o consumo de bebida alcoólica. E para quem tem filhos, amamentar o maior tempo possível.
Diagnóstico e tratamento
O câncer de mama pode ser detectado em fases iniciais, em grande parte dos casos, aumentando assim as chances de tratamento e cura.
É importante que as mulheres fiquem atentas a qualquer alteração suspeita na mama e procurem atendimento médico.

Veja também:

Leave A Comment

×

Olá!

Como podemos ajudar?

×