Qual a diferença do exame de tomografia e da ressonância magnética?
Se você sempre quis saber qual a diferença entre tomografia e ressonância esta matéria é para você!
Confundir os exames é muito comum, afinal ambos utilizam tecnologias modernas para obter imagens internas de forma não invasiva, mostram órgãos e outros tecidos de forma bastante segura, sem precisar de qualquer cirurgia ou corte.
Vamos entender cada um separadamente.
Tomografia
As imagens são geradas usando o mesmo princípio da radiografia convencional, no entanto, a fonte de raios X gira em torno do gantry, ou seja, dispositivo em formato de uma enorme rosca e em seu interior encontram-se instalados o tubo gerador do feixe de raios X.
Durante o exame, o paciente fica deitado em uma mesa que se move através do gantry enquanto o tubo de raios X gira em torno do paciente.
Dependendo da indicação, podem ser administrados meios de contraste por via oral ou intravenosa.
A Tomografia computadorizada é uma ferramenta indispensável na assistência médica atual, que passou por enorme desenvolvimento tecnológico, permite a diferenciação entre hemorragia, calcificação e imagens com densidade de líquido.
Ressonância magnética
A ressonância magnética é uma técnica sofisticada não invasiva que utiliza campos magnéticos poderosos para obter imagens do corpo humano. A ressonância magnética é uma modalidade de imagem não ionizante e não invasiva, proporciona excelente contraste de partes moles (ligamentos, tendões, músculos, substância cinzenta e substância branca cerebral…), oferece informações anatômicas e funcionais únicas e boa resolução de imagem, imagens 2D em qualquer orientação e imagens 3D possíveis.
Há algumas restrições ou contraindicações para pacientes com materiais ou dispositivos implantados. • O magneto principal é usado para magnetizar os tecidos.
Agora você já sabe diferenciar um exame de tomografia de um de ressonância magnética. Gostou da matéria? Então, acompanhe o nosso blog e receba mais conteúdos e dicas de saúde!
Fontes:
https://cbr.org.br/wp-content/uploads/2024/09/RESSONANCIA-MAGNETICA-1.pdf