
Dia Nacional da Saúde e da Nutrição e a importância da alimentação saudável

O “Dia Nacional da Saúde e da Nutrição”, comemorado em 31 de março, é uma data para conscientizar as pessoas sobre a importância da alimentação saudável para a saúde.
O hábito alimentar do brasileiro é marcado pelo consumo excessivo de sódio, açúcar e gorduras saturadas, levando a um aumento do risco de doenças crônicas como: hipertensão arterial, obesidade, diabetes e dislipidemias que, por sua vez, aumentam o risco do infarto e do derrame cerebral.
Consumir alimentos naturais como frutas, verduras, legumes, feijões e grãos integrais é uma ação fundamental para que a ingestão de sódio, açúcar e gorduras saturadas seja reduzido.
A prática da boa alimentação começa desde cedo, ao nascimento, com o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de vida. Após essa fase, a amamentação poderá ser feita de maneira complementar até os 2 anos. Em cada fase da vida (criança, adolescente, adulto ou idoso), o ser humano possui diferentes necessidades nutricionais.
Uma alimentação adequada e saudável envolve a variedade, equilíbrio, moderação e prazer; e baseada em práticas produtivas adequadas e sustentáveis. Respeitando a diversidade regional brasileira e os diferentes grupos populacionais, recomenda-se que o consumo de alimentos processados seja reduzido e que os produtos ultra processados sejam evitados.
Não ingerir os nutrientes necessários na alimentação cotidiana pode resultar em:
- Perda de energia;
- Desnutrição ou sobrepeso, dependendo do caso;
- Anemia;
- Problemas de saúde associados à falta de vitaminas no organismo;
- Piora da saúde mental;
- Perda de memória;
- Morte, em casos mais graves.
Para uma boa nutrição é necessário ter uma dieta regular e equilibrada, buscando fornecer a quantidade e a variedade adequada de nutrientes para o organismo. Para garantir mais saúde é essencial mudar o prato: menos alimentos industrializados e mais alimentos naturais!
– Evitar o consumo de alimentos ricos em calorias e industrializados, gordurosos e salgados;
– Aumentar o consumo de frutas, verduras e legumes, cereais integrais e feijões;
– Beber bastante água;
– Reduzir ou evitar o consumo de bebidas alcoólicas e o uso do cigarro;
– Fazer exames preventivos e consultar o médico periodicamente;
– Praticar exercícios físicos regulares, diariamente ou pelo menos três vezes por semana, após avaliação médica;
– Dormir pelo menos 8h num período de 24h.
Por isso lembre-se da importância da nutrição para o bem-estar e equilíbrio vital, é também uma forma de incentivar uma vida mais saudável. Comece agora mesmo e veja os resultados.
Gostou da matéria? Fique ligado e acompanhe tudo em nosso blog!
Fonte: Biblioteca Virtual em Saúde, Saúde Ativa, ASBRAN