Albinismo, causa e impactos na qualidade de vida
Dia 1º de julho é o dia da vacina BCG e a Dimaze sempre pensando na sua saúde, trouxe uma matéria para você tirar suas dúvidas sobre um dos imunizantes mais importantes para os recém-nascidos, a vacina BCG.
Sabe aquela marquinha de cicatriz no braço que quase todo mundo tem?
A famosa marca é resultante de uma reação do corpo à vacina BCG, (Bacilo de Calmette e Guérin), vacina indicada para prevenir as formas graves de Tuberculose (Miliar e Meníngea), doença que pode levar a morte.
A BCG protege da meningite tuberculosa e tuberculose miliar, que são as formas mais graves da doença. Por ser contagiosa, a tuberculose é transmitida diretamente de pessoa pra pessoa, pelo ar, por meio de tosse, espirro, compartilhamento de materiais contaminados, e isso reforça a importância do uso de máscaras no dia a dia.
A vacina é disponibilizada em todo o país pelo SUS (Sistema Único de Saúde). O esquema de vacinação é em dose única o mais precocemente possível, preferencialmente nas primeiras 12 horas após o nascimento, ainda na maternidade. Os bebês são mais vulneráveis a doença, por terem baixa imunidade, então se ele tiver contato com alguma pessoa infectada, pode contrair a forma mais grave da tuberculose.
Destinada a crianças na faixa etária de 0 meses a 4 anos, 11 meses e 29 dias. Em crianças nascidas com peso inferior a 2 Kg, adiar a vacinação até que atinjam este peso.
O imunizante é apresentado em ampola e sua via de administração intradérmica.
Não é necessário nenhum cuidado prévio para a vacinação. A reação no local da aplicação e a formação de cicatriz são esperadas e não requerem produtos, medicamentos ou curativos.
Vacinar é mais que proteção e prevenção. Vacinar é um ato de amor!
Gostou da matéria?
Veja todas as matérias de saúde e cuidado em nosso blog. Até a próxima